domingo, 5 de janeiro de 2014

TORTA FRANCESA DE MAÇAS

Esta torta pode ser flambada com Conhaque e coberta com sorvete de baunilha. A torta pode ser guardada a temperatura ambiente por 2 dias ou por 6 dias se refrigerada. Pode ser congelada, mas não é recomendado. Após refrigeração, re-aqueça em forno quente por alguns minutos antes de servir.

Ingredientes:
1 massa folhada redonda fresca
Farinha para polvilhar
4 maças grandes
1/2 colher de sopa de açúcar Demerara
3 colheres de sopa de manteiga sem sal (40g)
Açucar de confeiteiro para polvilhar

Preparo:
Povilhe farinha sobre uma superfície lisa. Abra a massa folhada e recorte o formato de sua assadeira. Faça pequenos furos com um garfo para que o vapor não se acumule no fundo da massa. Coloque a massa sobre uma assadeira untada com manteiga. Descasque e retire as sementes das maças. Fatie em fatias finas (use um mandolin para ajudar). Arranje cuidadosamente as fatias de maça sobre a massa folhada, mais ou menos como a forma de um diagrama de Venn. Polvilhe açúcar Demerara por cima e adicione a manteiga cortada em cubos sobre a torta.
Pre-aqueça o forno a 205 graus. Coloque uma assadeira de cabeça para baixo ou pedra para pizza para obter uma crosta crocante e cozido completamente. Asse por aproximadamente 50 min.
Coloque o forno para dourar. Pouvilhe açúcar de confeiteiro e asse por mais alguns segundos ou até caraterizar. Pode ser utilizado chama para flambagem também. Sirva quente.

Bon appétit!
Um abraço do Fabião!

LASANHA MEXICANA

Uma deliciosa variação para ingredientes mexicanos empilhados. Ao invés de camadas de massa, aqui são utilizadas tortillas e entre elas é montado um conjunto com tomate, pimenta vermelha, cebola, pimentão, milho e queijo. Uma receita simples e leve que alegra a cada fatia.

Ingredientes:

Para o molho:
1 colher de sopa de oleo de olive aromatizado com alho (esprema 3 dentes de alho se vc não tiver o azeite aromatizado)
1 cebola picada
1 pimenta vermelha sem sementes e sem ribs, picada
2 pimentas verdes olho de passarinho, picada com as sementes
1 colher de sal marinho grosso (or ½ colher de sopa de sal marinho fino)
2 colheres de sopa de talos de coentro fresco, finamente picados
800 gr de tomates pelados picados (2 latas)
400 ml de água (coloque nas latas de tomate)
1 colher de sopa de ketchup

Para o recheio:
800 gr de feijões pretos (2 latas) drenados e lavados
500 gr de milho verde (2 latas) drenados
250 gr de queijo cheedar maturado de cabra (ou outro queijo a sua escolha)
8 tortillas wrap

Modo de preparo:
Você vai precisar de um prato refratário redondo, com aproximadamente 30cm de diâmetro x 6cm de profundidade. Pré-aqueça o forno a 200 ° C. Para fazer o molho, aqueça o óleo e frite a cebola, pimenta e pimentão. Adicione o sal e cozinhe lentamente por 15 minutos e, uma vez macio, adicione os talos de coentro picados. Adicione os tomates enlatados, então lave as latas com água e adicione também o ketchup. Deixe o molho para cozinhar, enquanto você continua com a preparação do recheio, por cerca de 10 minutos.
Para fazer o recheio, misture o feijão e o milho escorridos em uma tigela. Adicionar a maior parte do queijo ralado, reservando alguns para polvilhar no topo no final, e misture bem. Comece a montar a lasanha espalhando cerca de um terço do molho no fundo do refratário. Acrescente então 2 camadas de tortillas ligeiramente sobrepostas (como um diagrama de Venn) de forma a cobrir o molho. Adicionar um terço dos grãos e mistura de queijo, cobrindo as tortillas. Em seguida, cerca de um quarto da salsa restante e mais 2 tortillas. Repita com outro terço de feijão e queijo, e um pouco mais de salsa antes de mergulhar mais 2 tortillas. Por último, acrescente a última camada de feijão e queijo, quase toda a salsa restante e cubra com as últimas 2 tortillas. Espalhe o que sobrou de salsa sobre as tortilhas e polvilhe com o queijo restante.
Asse no forno por 30 minutos, e deixe descansar por uns bons 10-15 minutos antes de cortar como uma pizza.

Buen provecho!
Um abraço do Fabião!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ASSADO DE FRANGO E LINGUIÇAS

Uma receita de preparo rápido e sabor bem apurado que utiliza a sálvia para valorizar o sabor do frango misturado às linguiças. Você pode variar as linguiças para obter sabores diferenciados. Se preferir um sabor mais cítrico, utilize limão galego.

Ingredientes:
2 cebolas grandes cortadas em 8 partes
1 colher de sopa de sálvia
125 ml de azeite de oliva aromatizado com alho
1 colher de sopa de molho inglês
Pimenta do reino a gosto
1 limão Siciliano cortado em 4 partes
2 colheres de chá de mostarda inglesa
1 frango inteiro cortado em pedaços médios (ou a passarinho). Se preferir use somente coxas ou peito.
6 linguiças toscanas
1 kg de batatas cozidas cortadas em cubos de aproximadamente 2cm.
10 ou 12 dentes de alho inteiros e com casca
80 ml de azeite de oliva (não precisa ser o extra virgem)
Sal grosso a gosto

Modo de preparo:
Coloque as cebolas em um saco para marinhar junto com a sálvia. Adicione o azeite aromatizado com alho (caso não tenha o azeite aromatizado, utilize azeite comum e esprema 3 dentes de alho). Adicione o molho inglês. Esprema as 4 partes do limão e coloque o bagaço (com a casca) no saco. Adicione a mostarda inglesa (se preferir, substitua por mostarda Dijon ou outra a seu gosto). Misture tudo muito bem dentro do saco plástico. Adicione o frango. Misture bem e arraie tudo em uma bandeja após marinhar por algumas horas na geladeira. Adicione as linguiças encaixando-as no meio do frango. Asse por 1h e 15min em forno quente à aproximadamente 220 graus, adicionando um pouco de sálvia fresca antes de irem ao forno. Vire as linguiças na metade do tempo para dourarem por completo. Coloque as batatas com a casca em uma travessa e distribua os dentes de alho por entre as batatas. Adicione o azeite por sobre as batatas e o alho. Tempere com o sal grosso e misture um pouco. Asse em forno quente por 45 minutos. Sirva o frango e as batatas separadas.

Enjoy your meal!
Um abraço do Fabião!