Esta torta pode ser flambada com Conhaque e coberta com sorvete de baunilha. A torta pode ser guardada a temperatura ambiente por 2 dias ou por 6 dias se refrigerada. Pode ser congelada, mas não é recomendado. Após refrigeração, re-aqueça em forno quente por alguns minutos antes de servir.
1 massa folhada redonda fresca
Farinha para polvilhar
4 maças grandes
1/2 colher de sopa de açúcar Demerara
3 colheres de sopa de manteiga sem sal (40g)
Açucar de confeiteiro para polvilhar
Preparo:
Povilhe farinha sobre uma superfície lisa. Abra a massa folhada e recorte o formato de sua assadeira. Faça pequenos furos com um garfo para que o vapor não se acumule no fundo da massa. Coloque a massa sobre uma assadeira untada com manteiga. Descasque e retire as sementes das maças. Fatie em fatias finas (use um mandolin para ajudar). Arranje cuidadosamente as fatias de maça sobre a massa folhada, mais ou menos como a forma de um diagrama de Venn. Polvilhe açúcar Demerara por cima e adicione a manteiga cortada em cubos sobre a torta.
Pre-aqueça o forno a 205 graus. Coloque uma assadeira de cabeça para baixo ou pedra para pizza para obter uma crosta crocante e cozido completamente. Asse por aproximadamente 50 min.
Coloque o forno para dourar. Pouvilhe açúcar de confeiteiro e asse por mais alguns segundos ou até caraterizar. Pode ser utilizado chama para flambagem também. Sirva quente.
Bon appétit!
Um abraço do Fabião!