terça-feira, 4 de março de 2014

BATATA SAUTÉ

A batata sauté é originária da França, mas pode ser apreciada junto a pratos da culinária alemã, como marreco recheado e outros.


Ingredientes:
4 batatas cortadas em rodelas ou na forma que preferir.
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de margarina
1 dente de alho
Sal a gosto
Cheiro verde bem picadinho

Modo de preparo:
Cozinhe com água e sal a batata já descascada e cortada, até ficar al dente. Reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite e a margarina e refogue o alho. Acrescente as batatas, refogue e acrescente o cheiro verde para servir.

Bon appétit!
Um abraço do Fabião!

GEFÜLLTE ENTE - MARRECO RECHEADO

Marreco recheado é sem dúvida um dos pratos que melhor representa a culinária alemã. Servido completo, com repolho roxo, purê de maças, batatas cozidas e algumas variedades de salsichões alemães é um dos pratos que mais aprecio, tanto por sua beleza quanto pela complexidade de sabores que combinam perfeitamente.
Sirva um bom vinho tinto para valorizar ainda mais o sabor intenso da carne macia e saborosa deste prato. Pode-se utilizar o marreco recheado pronto da Villa Germania, que já vem pré-temperado e recheado, ou utilizar carne e ingredientes frescos. Nos dois casos, o sabor é irresistível. 

Receita alemã: marreco recheado
Ingredientes:
1 marreco
250 gramas de moela
50 gramas de fígado
50 gramas de bacon defumado
1 ovo
1 cebola picada
½ xícara de farinha de rosca
½ xícara de cheiro verde picado
Sal e pimenta do reino fresco

Modo de Preparo:
Lavar o marreco e temperar por fora e por dentro com sal e pimenta do reino. Reservar.
Moer a moela e reservar numa tigela. Picar o fígado e o bacon e acrescentar à moela. Em seguida misturar com todos os ingredientes restantes até obter um recheio consistente e firme. Temperar com sal e pimenta do reino e rechear o marreco. Cobrir bem com papel alumínio e assar numa travessa em 180º C por aproximadamente 4 horas. Importante: regar de 30 em 30 minutos com água e um pouco de óleo.
Servir o marreco com repolho roxo, purê de maçã e batatas. Se preferir, acrescente algumas salsichas alemãs para valorizar os sabores do prato.

Guten Appetit!
Um abraço do Fabião!

PÊRA COM MEL E GORGONZOLA


Ingredientes:
8 pêras portuguesas (maduras mas ainda bem firmes, de tamanho médio)
1/2 litro de água
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
1/2 xícara (chá) de mel
1 colher de chá de açúcar mascavo
1/4 de xícara (chá) de suco de laranja
1/4 de xícara (chá) de queijo gorgonzola amassado
1 colher (sopa) de cream cheese
salsinha crespa para decorar



Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Lave bem e corte as peras ao meio, deixando o cabinho em uma das metades. Com o auxílio de uma colher de chá, retire uma parte do miolo da pêra, formando uma cavidade pequena no centro. Misture o suco de limão na água e nela deixe as pêras até finalizar a operação, para que não escureçam.
Em uma vasilha coloque o mel, o açúcar mascavo e incorpore o suco de laranja até homogeneizar.
Em uma forma, coloque todas as pêras com a pele para baixo e pincele com a mistura de mel e laranja. Ainda deve sobrar dessa mistura de mel e laranja, que será utilizada na finalização. Leve a forma com as peras ao forno pré-aquecido e deixe assar por 30 minutos. Desligue o forno e deixe as pêras murcharem dentro dele por cerca de 15 minutos.
Em uma tigela pequena, coloque o gorgonzola e o cream cheese. Misture até homogeneizar. Retire as pêras do forno. Acenda o forno novamente, agora a 180ºC, para pré-aquecer para a finalização. Pincele as pêras novamente com a mistura de mel e laranja e recheie o seu centro com o creme de gorgonzola com creamcheese. Se preferir um sabor mais intenso, utilize somente o gorgonzola, sem misturá-lo ao creamcheese. Leve ao forno pré-aquecido por mais 3 minutos. Retire as pêras do forno, passe para um prato de servir e decore com a salsinha crespa.

Buon appetito!
Um abraço do Fabião!