sábado, 3 de maio de 2014

GALINHADA GAÚCHA


Galinhada é um prato que é muito apreciado em várias regiões do Brasil por ser de fácil preparo, rápido e barato, além de muito saboroso. A galinhada gaúcha destaca-se pela utilização de tomates maduros em seu preparo, que torna ainda mais saboroso esse prato. Há muita dúvida sobre a origem do prato, mas a mais comum é de que foi introduzida pelos exploradores portugueses na época do descobrimento do Brasil. Não há uma receita original definida. Nesta versão tem o toque do Fabião!

Ingredientes:

1 kg de frango sem pele (use as partes que achar melhor e corte em pedaços grandes, mais ou menos do tamanho de frango a passarinho)
4 tomates cortados em pedacinhos (ou usar de 2 a 3 colheres de sopa de extrato de tomate)
1 cebola média picada grossa
4 dentes de alho picado
1 lata de milho verde
1 lata de ervilha
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e sem costeletas picada fina (se preferir, use 1/2 pimentão vermelho sem sementes e sem costeletas picado fino)
1 1/2 xícara de chá de arroz
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 folha de louro
Queijo parmesão ralado a gosto
1 colher de sobremesa de tempero caseiro (a sua escolha)
1 xícara de chá de salsinha fresca picada grossa (para finalizar o prato)
1 colher de sopa de azeitonas verdes sem caroço fatiadas (opcional)

Modo de preparo:
Em uma panela grande e rasa coloque 4 colheres de sopa de azeite de oliva e doure 1 cebola média picada grossa.
Adicione 1 kg de frango sem pele (use as partes que achar melhor e corte em pedaços grandes, mais ou menos do tamanho de frango a passarinho), 4 dentes de alho picado,  1 colher de sobremesa de tempero caseiro e 1 folha de louro. Mexa sempre para não queimar, até que dourem os pedaços de frango.
Em seguida acrescente 1 1/2 xícara de chá de arroz e mexa sempre para não grudar na panela. Quando o arroz estiver frito, coloque 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e sem costeletas picada fina (se preferir, use 1/2 pimentão vermelho sem sementes e sem costeletas picado fino), 1 lata de milho verde, 4 tomates cortados em pedacinhos (se for usar o extrato de tomates, não adicione agora). Mexa por uns 2 minutos apenas para refogar um pouco o pimenta e o tomate.
Adicione água até cobrir e 1 lata de ervilha (agora sim, se for usar o extrato adicione  de 2 a 3 colheres de sopa), mexendo bem. Tampe a panela e, assim que iniciar fervura, baixe o fogo e cozinhe até que o arroz fique cremoso e úmido. Se necessário, acrescente mais água.
Depois de pronto, polvilhe o queijo parmesão ralado a gosto por cima do arroz e adicione 1 colher de sopa de azeitonas verdes sem caroço fatiadas de maneira decorativa (se preferir adicione estes ingredientes pouco antes do arroz ficar cremoso, quando ainda estiver bastante molhadinho).
Finalize salpicando salsinha picada.

Bom apetite, Tchê!!
Um abraço do Fabião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.