3kg de pernil suíno desossado (pode ser o já temperado)
4 cenouras médias sem pele e picadas grosseiramente
1 alho poró picado grosseiramente
1 cebola descascada e picada grosseiramente
1 colher de sopa de pimentas pretas em semente, levemente esmagadas
1 colher de sopa de sementes de coentro, levemente esmagadas
1 pau de canela quebrado ao meio
3 folhas de louro
um punhado de cravos
Para o glacê de mel:
100g de açúcar demerara
50ml de Vinho Madeira (Se não tiver o vinho disponível, substitua por um pote de molho Madeira pronto de sua preferência, mas retire eventuais legumes que possam existir nos molhos prontos. Coe)
25ml de Vinagre de Jerez (vinagre a base de vinho de Jerez ou Xerez, do sul da Espanha)
125g de mel
Modo de preparo:
1) Amarre o pernil sem osso no formato de cilindro e coloque-o em uma panela grande. Despeje água fria o suficiente para cobrir. Adicione as 4 cenouras cortadas grosseiramente, 1 alho-poró cortado grosseiramente, 1 cebola cortada grosseiramente, 1 colher de sopa de pimenta pretas em sementes levemente esmagadas, 1 colher de sopa de sementes de coentro levemente esmagadas, 1 pau de canela cortado ao meio e as 3 folhas de louro. Após a água ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 3 horas, acrescentando mais água, caso necessário. Escumar a espuma e quaisquer impurezas que subirem à superfície de tempos em tempos. Se cozinhar com antecedência, deixar o pernil esfriar em temperatura ambiente durante a noite. Caso contrário, deixe-o esfriar um pouco, em seguida, retire da panela para que não desmanche durante as próximas etapas do preparo. Coe o caldo, que pode ser utilizado para sopas, molhos, etc. Reserve os legumes e temperos para servir junto ao pernil.
2) Para fazer o glacê, coloque as 100g do açúcar demerara, os 50ml de vinho Madeira, os 25ml de vinagre de vinho e as 125g de mel em uma panela e mexa em fogo baixo. Deixe ferver e abaixe o fogo em seguida, cozinhando por mais 3-4 minutos, até que você obtenha um xarope escuro e brilhante. Não deixe sem vigilância, pois ele pode facilmente transbordar.
3) Pré-aqueça o forno a 190 °C. Coloque o pernil sobre a tábua de cortar. Corte muito cuidadosamente a a superfície do pernil em linhas contínuas e transversais, em formato de "diamante", colocando um dente de cravo no centro de cada "diamante".
4) Coloque o presunto em uma assadeira e despeje metade do glacê sobre a superfície. Asse por 15 minutos.
5) Despeje sobre o resto do glacê e volte ao forno por mais 25-35 minutos até que o pernil fique dourado, regando com o caldo da bandeja com freqüência.
6) Retire do forno e deixe descansar por 15 minutos antes de fatiar e de servir com os acompanhamentos.
Simplesmente fantástico!!
Enjoy your meal!!
Um abraço do Fabião!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.