quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Pernil ao glacê de mel - HONEY GLAZED HAM

A primeira vista, pernil e glacê de mel podem parecer uma combinação que deixam dúvidas sobre suas característica gastronômicas, mas nesta receita, a combinação e método simples de preparo ficam extraordinários!! Uma delícia que com certeza será repetida muitas vezes!


Ingredientes
3kg de pernil suíno desossado (pode ser o já temperado)
4 cenouras médias sem pele e picadas grosseiramente
1 alho poró picado grosseiramente
1 cebola descascada e picada grosseiramente
1 colher de sopa de pimentas pretas em semente, levemente esmagadas
1 colher de sopa de sementes de coentro, levemente esmagadas
1 pau de canela quebrado ao meio
3 folhas de louro
um punhado de cravos

Para o glacê de mel:
100g de açúcar demerara
50ml de Vinho Madeira (Se não tiver o vinho disponível, substitua por um pote de molho Madeira pronto de sua preferência, mas retire eventuais legumes que possam existir nos molhos prontos. Coe)
25ml de Vinagre de Jerez (vinagre a base de vinho de Jerez ou Xerez, do sul da Espanha)
125g de mel

Modo de preparo:
1) Amarre o pernil sem osso no formato de cilindro e coloque-o em uma panela grande. Despeje água fria o suficiente para cobrir. Adicione as 4 cenouras cortadas grosseiramente, 1 alho-poró cortado grosseiramente, 1 cebola cortada grosseiramente, 1 colher de sopa de pimenta pretas em sementes levemente esmagadas, 1 colher de sopa de sementes de coentro levemente esmagadas, 1 pau de canela cortado ao meio e as 3 folhas de louro. Após a água ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 3 horas, acrescentando mais água, caso necessário. Escumar a espuma e quaisquer impurezas que subirem à superfície de tempos em tempos. Se cozinhar com antecedência, deixar o pernil esfriar em temperatura ambiente durante a noite. Caso contrário, deixe-o esfriar um pouco, em seguida, retire da panela para que não desmanche durante as próximas etapas do preparo. Coe o caldo, que pode ser utilizado para sopas, molhos, etc. Reserve os legumes e temperos para servir junto ao pernil.
2) Para fazer o glacê, coloque as 100g do açúcar demerara, os 50ml de vinho Madeira, os 25ml de vinagre de vinho e as 125g de mel em uma panela e mexa em fogo baixo. Deixe ferver e abaixe o fogo em seguida, cozinhando por mais 3-4 minutos, até que você obtenha um xarope escuro e brilhante. Não deixe sem vigilância, pois ele pode facilmente transbordar.
3) Pré-aqueça o forno a 190 °C. Coloque o pernil sobre a tábua de cortar. Corte muito cuidadosamente a a superfície do pernil em linhas contínuas e transversais, em formato de "diamante", colocando um dente de cravo no centro de cada "diamante".
4) Coloque o presunto em uma assadeira e despeje metade do glacê sobre a superfície. Asse por 15 minutos.
5) Despeje sobre o resto do glacê e volte ao forno por mais 25-35 minutos até que o pernil fique dourado, regando com o caldo da bandeja com freqüência.
6) Retire do forno e deixe descansar por 15 minutos antes de fatiar e de servir com os acompanhamentos.

Simplesmente fantástico!!
Enjoy your meal!!
Um abraço do Fabião!!

quinta-feira, 21 de maio de 2015

SOPA DE CEBOLAS - AKA WALKABOUT SOUP

Pesquisei entre várias receitas de sopa de cebola que haviam e fiz a semana passada uma autêntica sopa francesa de cebolas. Ficou uma delícia!! Mas minha mulher queria a sopa de cebola que meu irmão tinha feito há algum tempo atrás lá no sítio. Dizia ela que era uma sopa cremosa. Pesquisando mais um pouquinho sobre o assunto, descobri que uma famosa rede de alimentação possui uma sopa de cebola muito apreciada, principalmente nesse clima mais frio do outono/inverno. Ficou espetacular!!

Ingredientes
2 litros de água
4 tabletes de caldo de carne
3 cebolas grandes fatiadas finas
1/2 xícara de amido de milho
1 lata de creme de leite
Pimenta-do-reino à gosto, moída na hora
100g de queijo ralado grosso (Gouda, Edam, Parmesão ou qualquer outro que tenha disponível)

Modo de preparo
Em uma panela grande, ferva os 2 litros de água e depois dissolva nela os 4 cubos de caldo de carne. Acrescente as cebolas, baixe o fogo e deixe ferver por uns 25 minutos.

Em uma tigela a parte, misture o amido de milho até que dissolva completamente am 1/2 xícara de água da panela que ferve as cebolas. Aos poucos, acrescente mais 1 xícara da água que está fervendo com as cebolas, e misture bem.

Em seguida, despeje aos poucos tudo na panela, mexendo lentamente para misturar bem e não empelotar. Tempere com a pimenta-do-reino e deixe ferver por mais uns 15min, até engrossar.

Desligue o fogo e junte o creme de leite, misturando bem.

Sirva em seguida com um punhado de queijo ralado por cima. Pode também acrescentar croutons que fica ótimo. Também fica ótimo um pouco de alho poró ou cebolinha picada.

Bom apetite!!
Um abraço do Fabião!!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

SOPA DE CEBOLAS - SOUPE À L'OIGNON

A sopa de cebolas é uma receita originalmente francesa que inicialmente era considerada como comida de pobre, pois as cebolas cresciam com facilidade nas terras francesas. Atualmente, aprimorada e modernizada, tornou-se um prato muito apreciado e aconchegante. Delicioso!

Ingredientes
1 kg de cebolas fatiadas finas
45 g de manteiga
2 dentes de alho picado
15 g de farinha
10 ml de vinho branco seco (opcional)
1,5 l de caldo de carne
1 folha de louro
1 ramo de tomilho fresco
Sal e pimenta
6 fatias de pão
60 g de queijo ralado



Modo de preparo
Derreta a manteiga em fogo alto. Coloque as cebolas e o tomilho, tempere com sal e pimenta e frite até que fiquem douradas, mexendo ocasionalmente. Polvilhe com farinha e adicione o alho. Quando a farinha tomou a cor, degrace com 10 ml de vinho branco seco e deixe ferver até reduzir um pouco. Despeje o caldo de carne de preferência aquecido, adicione a folha de louro. Tampe a panela, deixando uma pequena fresta e cozinhe por 50 minutos.
Ajuste o tempero se necessário.
Espalhe o queijo sobre as fatias de pão e coloque no forno para gratinar.
Coloque sobre a sopa e sirva quente.

Observação: Se você quiser uma sopa parecida com a sopa de cebola de um famoso restaurante australizano, acrescente uma lata de creme de leite ao finalizar o cozimento e mexa bem. Sirva com croutons espalhados por cima do prato.

Bon appétit!
Um abraço do Fabião!


quarta-feira, 13 de maio de 2015

STROGONOFF RUSSO

Fácil de preparar, o strogonoff de carne se tornou mundialmente conhecido e um prato comum à mesa de qualquer brasileiro. Mas poucos sabem que a sua receita original foi desenvolvida na Rússia. O nome provavelmente deriva de algum membro da numerosa e importante família Strogonoff – talvez Aleksander Grigorievitch Strogonoff de Odessa. O prato acabou sendo inventado especialmente para servir banquetes que eram realizados com frequência pelos nobres no tempo em que viveu o Conde Strogonoff.

Ingredientes
300 g de carne (alcatra, file mignon ou contra file)
2 cebolas cortadas em meias luas finas
200 g de creme de leite
1 lata de extrato de tomates
3 batatas cortadas em cubos de tamanho médio (1,5 cm aproximadamente)
2 pepinos em conserva
Meio copo de farinha de trigo
Sour cream (ou coalhada fresca)
Endro (ou salsinha)
Pimenta do reino moída no hora

Modo de preparo
Corte a carne em tiras de aproximadamente meio centímetro de largura. Em seguida, envolva as tiras de carne em farinha de trigo
Cozinhe as batatas, só um pouquinho; depois, frite-as na frigideira até ficarem crocantes.
Coloque um pouco de óleo vegetal com um pequeno pedaço de manteiga na frigideira e adicione a cebola. Quando ela começar a ficar macia, coloque a carne em cima da cebola de forma que não toque o fundo da frigideira. Não deixe a carne fritar, ela deve cozinhar por um tempo e ficar tenra.
Acrescente molho de tomate, creme de leite e sour cream (ou coalhada fresca). Deixe cozinhar por 20 minutos. O strogonoff de carne também pode ser servido com batatas assadas ou com purê de batatas.
Agora só falta acrescentar os picles, o endro e a pimenta moída na hora.

Priyatnogo Appetita!!
Um abraço do Fabião!!

SOPA BORSCH

A tradicional sopa borsch era preparada com ervas ou aveia. Foi só com o passar do tempo que a beterraba se tornou seu ingrediente principal.
Hoje em dia, a beterraba é raramente substituída por pouquíssimos outras coisas. O resto dos ingredientes pode variar, dependendo da época e da região.

Ingredientes
3 batatas médias cortadas em pedaço;
600g de costela de porco picado
3 beterrabas médias cortadas em tiras;
1 cebola inteira;
3 cenouras;
Sal, açúcar;
2 colheres de manteiga ou banha de porco;
1/2 aipo, cortado em tiras finas;
2 pimentas cortadas em tiras finas;
2 tomates grandes e cortados em pedaços;
1 folha de louro
2 dentes de alho
250g de repolho branco cortado em tiras finas;
Um punhado de salsinha;
Um punhado de cebolinha;
Um punhado de dill fresco.

Modo de preparo
Lave a carne e coloque em uma panela com 3 litros de água, sal e a folha de louro. Deixe cozinhar de 25 a 30 minutos, até que a carne comece a se desprender do osso.
Adicione as beterrabas descascadas e cortadas em tiras finas e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Em seguida, acrescente as batatas e cenouras, deixando ferver novamente por uns 10 minutos.
Junte a cebola e a pimenta previamente fritas na manteiga ou no bacon. Adicione o tomate fresco e repolho branco.
Deixe cozinhar em fogo brando por mais 5 minutos.
Sirva em tigelas ou pratos fundos, decorando com salsa picada, cebolinha e dill.

Priyatnogo Appetita!!
Um abraço do Fabião!!

quinta-feira, 30 de abril de 2015

PÃO CASEIRO

Hum!! Nada melhor do que um aromático e saboroso pão caseiro pela manhã!! Esta receita simples  pode ser preparada em menos de 1 hora. Muito saboroso e macio.

Ingredientes

1 xícaras (chá) de leite morno
1/4 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1 colher de café de sal
1 colher de chá de açúcar
1 tablete com 15g de fermento biológico fresco
1/2 kg de farinha de trigo (aproximadamente)

Modo de preparo

(1) Bata no liquidificador 1 xícara de leite morno leite, 2 ovos, 1/4 de xícara de óleo, 1 colher de café de sal, 1 colher de chá de açúcar e 1 tablete com 15g de fermento biológico fresco fermento.
(2) Coloque 250g da farinha em uma tigela e despeje a mistura do liquidificador por cima.
(3) Misture bem com uma colher e vá acrescentando o restante da farinha aos poucos até que fique homogêneo e não grude nas mãos.
(4) Modele a massa e coloque em uma forma de pão americano untada e enfarinhada para não grudar. Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos ou até que dobre de tamanho.
(5) Pré-aqueça o forno a 200ºC por 10 minutos.
(6) Asse a massa por 35 minutos ou até que fique com a casquinha dourada.

Dica: se preferir, pincele a gema de um ovo por cima da massa ainda crua para formar aquele acabamento dourado e brilhante no pão. Divida a massa se quiser pães menores, mas fique atento ao tempo para assar que pode variar.

Delicioso e macio!
Um abraço do Fabião!!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

ESPAGUETE COM ABOBRINHA, JAMON E LIMÃO SISCILIANO

Esta é uma receita com muito sabor da Itália. É super simples, leve e bem nutritiva. Saborosa.

Ingredientes

250g de espaguette
1 xícara de chá de presunto Jamon cortado em tiras pequenas e finas (Se desejar use presunto cru ou presunto cozido sem gordura)
1 abobrinha italiana Zuchinni picada em cubos pequenos
Suco de 1/2 limão Siciliano
Raspas de 1 limão Siciliano
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de alecrim seco
1/2 maço de salsinhas frescas
Azeite
Sal marinho, pimenta do reino e queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo

(1) Coloque 250g de espaguete para cozinhar em água fermente com um fio de azeite e 1 colher de sopa de sal marinho
(2) Pique bem fininho 1 xícara de presunto Jamon.
(3) Pique em cubos pequenos 1 abobrinha italiana (Zuchinni)
(4) Prepare as raspas de 1 limão Siciliano
(5) Em uma frigideira grande, adicione bastante azeite e aqueça bem
(6) Quando o azeite estiver bem quente, frite 1 xícara de presunto Jamon até que fiquem bem crocantes (aprox. 5 minutos)
(7) Assim que o presunto estiver bem crocante, adicione 2 dentes de alho picados. Frite por mais 1 minuto
(8) Adicione 1 abobrinha italiana (Zuchinni) picada em cubos bem pequenos e refogue por 10 minutos
(9) Enquanto refoga, tempere com sal marinho e pimenta preta moída na hora a gosto
(10) Após refogar a abobrinha, acrescente 1 colher de sopa de alecrim seco. Combine.
(11) Acrescente 1/2 maço de salsinha fresca picada grosseiramente com as mãos. Combine.
(12) Adicione as raspas de 1 limão siciliano e o suco de 1/2 limão siciliano. Cuidado para não deixar cair as semente. Elas deixam o alimento amargo.
(13) Retire a massa da panela, sem escorrer, com a ajuda de um pegador de massas e coloque sobre o molho na frigideira.
(14) Combine bem a massa ao molho para que absorva bem o sabor.
(15) Sirva em seguida cobrindo com queijo parmesão ralado na hora.

Uma delícia!

Buon appetito!!
Um abraço do Fabião!!


sábado, 7 de fevereiro de 2015

SALADA VIETNAMITA (Nigella Lawson)

Esta maravilhosa salada de macarrão é bem diferente do que se conheçe no Brasil, mas é uma ótima salada. Além de muito saborosa e funcional pode ser considerada uma refeição completa, pois contém carboidratos e proteínas além de uma boa dose de gengibre. Um espetáculo!!

INGREDIENTES
200g de vagens verdes
300g de moyashi (brotos de feijão)
500g de camarão limpos
200g de bifum (macarrão oriental a base de arroz)
2 colheres de sopa cheias de gengibre fresco ralado (com casca)
2 dentes de alho ralados
1 colher de sopa de pimenta vermelha dedo de moça picada em cubinhos bem pequenos (sem as sementes e as costeletas internas)
1 limão thaiti
3 colheres de sopa de caldo de peixe (se não tiver, pode substituir por molho de soja e um pouco de vinagre)
1 colher de chá rasa de açúcar
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de oléo de gergelim torrado
4 talos de cebolinha picadas bem fininho (só a parte branca da cebolinha, sem as raízes.
1 maço grande de coentro fresco

MODO DE PREPARO
(1) Coloque 1 litro de água para ferver (será usado com o bifum em seguida)
(2) Coloque os 500g de camarão para cozinhar em uma panela com água e uma pitada de sal marinho. Quando estiverem cozidos, escorra a água e reserve.
(3) Enquanto cozinha o camarão, prepare os vegetais. Coloque 200g de vagens e 300g de moyashi em uma panela com água fria e uma pitada se sal marinho. Aqueça em fogo alto. Assim que levantar fervura, retire e escorra, lavando com água fria para parar o cozimento. Reserve.
(4) Prepare agora o bifum. Despeje 1 litro de água fervente sobre os 200g de bifum deixando cozinhar por uns 5 minutinhos. Escorra bem e reserve para esfriar.
(5) Agora prepare o molho. Coloque 2 colheres de sopa cheias de gengibre ralado (com casca) e 2 dentes de alho ralados em uma vasilha para o molho.
(6) Adicione 1 colher de sopa de pimenta vermelha cortada em cubinhos bem pequenos, sem sementes e sem as costeletas internas (se preferir, pode servir separado a pimenta para caso alguma pessoa não goste de comida apimentada)
(7) Acrescente o suco de 1 limão thaiti (cuidado para não deixar cair as sementes), 3 colheres de sopa de caldo de peixe, 1 colher de chá de açúcar, 1 colher de sopa de azeite de oliva e 1 colher de chá de óleo de gergelim torrado
(8) Adicione os camarões cozidos em um bowl grande e despeje o molho por cima, misturando bem. Reserve para saborizar os camarões.
(9) Pique bem 1 maço grande de coentro e acrescente os 4 talos de cebolinha picados bem fininho. Reserve.
(10) Agora é só montar a salada para servir. Adicione todos os ingredientes ao bowl, combinando-os bem. Sirva em seguida!!
Adorável sabor!

Chúc ngon miệng!!
Um abraço do Fabião!!

FILÉ DE PEIXE COM TOMATE E SALSA DE ERVAS (Gordon Ramsey)

Esta é uma bela forma de servir todo tipo de filé de peixe. A salsa é um vinagrete morno, então não aqueça muito vigorosamente. A idéia é intensificar os sabores quando se misturarem ao peixe.

INGREDIENTES
Azeite de oliva
2 filés de peixe com aproximadamente 150g cada (use o peixe de sua preferência, mas deixe preferencialmente a pele em um dos lados para acentuar o sabor de grelhado)
200g de tomates cereja
60g de azeitonas pretas cortadas em rodelas
1/2 maço de coentro fresco
5 folhas de manjericão fresco
1 limão thaiti
Sal marinho e pimenta do reino preta em grãos moídos na hora a gosto

MODO DE PREPARO
Tempere os files de peixe com o suco de 1 limão thaiti, sal e pimenta a gosto (não exagere no sal pois a salsa será temperada também). Reserve.
Prepare a salsa cortando 200g de tomates cereja ao meio. Coloque-os uma panela pequena no fogo com 3 colheres de sopa de azeite pré-aquecidas.
Adicione 60g de azeitonas pretas cortadas em rodelas, tempere com sal e pimenta e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos. Reserve
Faça um rolinho com 1/2 maço de coentro e com as 5 folhas de manjericão, descartando o excesso dos cabinhos do coentro.
Pique grosseiramente as folhas. Reserve um punhado para decorar o prato final.
Adicione à panela e cozinhe em fogo baixe por mais 2 minutos.
Em uma frigideira, aqueça o suficiente de azeite para fritar os filés de peixe.
Frite os filés em fogo alto (se estiverem com a pele, primeiro com a pele para baixo até que fique bem dourada), virando-os quando estiverem dourados de um dos lados.
Sirva os filés cobrindo-os com a salsa e decorando com um pouco de ervas frescas picadas.
Uma delícia!!

Enjoy your meal!!
Um abraço do Fabião!!

sábado, 17 de janeiro de 2015

Bruschetta - Tradicional, de cogumelos e de berinjela

Bruschetta tradicional
Bruschetta é um dos antepastos mais deliciosos e um dos mais fáceis de fazer. Além da crocância, o mix de tomate, manjericão, parmesão, azeite e alho é uma explosão de sabores! Na maioria das receitas da internet, o parmesão não está incluído, mas vale muito a pena salpicar um pouquinho ralado e levar para gratinar.

bruschetta
Ingredientes
Pão italiano (baguete) cortado em fatias transversais
3 tomates maduros, sem sementes e picados em cubos bem pequenos
queijo parmesão de boa qualidade
folhas de manjericão fresco
cebola
1 dente de alho picado
azeite de boa qualidade
sal marinho a gosto

Modo de preparo
(1) Coloque as fatias de pão italiano (baguete) cortadas na transversal por 5 minutos no forno pré aquecido a 200 graus
(2) Enquanto isso, refogue com azeite 1 dente de alho picado, 1 cebola média picada em cubos bem pequenos e 3 tomates maduros cortados em cubos bem pequenos. Tempere com sal marinho a gosto.
(3) Retire a assadeira com as fatias de pão italiano e cubra com o tomate refogado.
(4) Salpique um pouco de parmesão de boa qualidade sobre as fatias e leve aos forno por 3 minutos ou até que o queijo começe a derreter.
(5) Retire do forno e coloque 1 ou 2 folhas de manjericão fresco sobre cada fatia. Sirva em seguida.

Buon appetito!!

----> VARIAÇÃO 1:

Bruschetta de cogumelos aromatizada com óleo de gergelim

Ingredientes
8 fatias cortadas em diagonal de pão italiano (baguete)
200g de cogumelo Shiitake fresco
200g de cogumelo Shimeji fresco
200g de cogumelo Paris fresco
2 dentes de alho picados
4 talos de cebolinha picados
6 colheres de sopa de óleo de gergelim
1 colher de sopa de gergelim preto
Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
(1) Use 1 colher do óleo de gergelim para pincelar as fatias de pão e toste-as levemente no forno ou, se possível, grelhe-as.
(2) Corte o 200g de Shiitake e 200g de cogumelo Paris em tiras. Reserve.
(3) Corte os talos mais duros das 200g de Shimeji e descarte-os. Reserve os cogumelos.
(4) Aqueça 4 colheres de óleo de gergelim em uma frigideira e refogue os 2 dentes de alho picado.
(5) Acrescente os cogumelos e refogue-os até ficarem macios. Tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente parte dos 4 talos de cebolinha picada (reserve um pouco para decorar). Mantenha aquecido.
(6) Arrume os cogumelos refogados sobre as fatias de pão.
(7) Decore com a cebolinha picada e o gergelim.
(8) Regue com 1 colher de óleo de gergelim e sirva.

Buon appetito!!

----> VARIAÇÃO 2:

Bruschetta de berinjela

Essa variação de bruschetta pode ser usada como antepasto ou mesmo como acompanhamento em uma refeição. Fica pronta em menos de 40 minutos e é muito saborosa, simples e nutritiva.

Ingredientes
1 beringela grande cortada em rodelas (não muito finas)
1 tomate grande picado em cubos bem pequenos
25g de pimentões picados bem fininho (amarelo, verde e vermelho)
100g de mozzarella em peça
Manjericão fresco
Molho de soja a gosto
Azeite de oliva a gosto
Sal marinho a gosto

Modo de preparo
(1) Espalhe as fatias de beringela em uma assadeira untada. Regue as rodelas com molho de soja.
(2) Asse as fatias de beringela em forno pré-aquecido a 180º graus por cerca de 20 minutos.
(3) Em uma panela, refogue bem os pimentões, os tomates e os temperos. Reserve.
(4) Tire a beringela do forno. Espalhe porções do refogado por cima das rodelas e regue tudo com um fio de azeite de oliva. Por último, rale um pouco da mozzarella por cima do refogado de cada rodela.
(5) Leve as beringelas ao forno novamente, até o queijo começar a derreter.

Buon appetito!!
Um abraço do Fabião!!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

SALADA MILHONÁRIA (SALADA DE QUINOA)

Esta salada pode ser considerada uma refeição completa pois possui carboidratos e proteínas. É uma receita de preparo rápido e fácil que aprendi no Curso de Cozinha Prática e Light com a Chef Renata Ramos. Carinhosamente apelidei essa salada de Salada Milhonária. Espero que traga $$ fortuna $$ aos seus apreciadores...

INGREDIENTES PARA A SALADA
2 xícaras de chá de quinoa em grãos
3 xícaras de chá de peito de frango desfiados (receita abaixo)
1 xícara de chá de castanhas do Pará picadas grosseiramente
1 xícara de chá de cramberries desidratadas (pode ser substituída por uvas passas)
2 xícaras de chá de folhas de rúcula
2 tomates maduros picados em cubos pequenos
1 dentes de alho triturado
1/2 cebola picada finamente
1 colher de sobremesa de manteiga Ghee
sal do Himalaia ou marinho a gosto

INGREDIENTES PARA O FRANGO
1 dente de alho triturado
200 gr de peito de frango (com osso)
1 colher de café de canela em pó
1 colher de café de páprica picante
1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
suco de 1/2 limão Thaiti

MODO DE PREPARO
(1) Comece pelo frango: cozinhe na panela de pressão por 15 minutos junto com 1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado, 1 colher de café de páprica picante e 1 colher de café de canela. Pode usar o tempero a seu gosto (ervas, sal) mas não coloque sal demais. A salada será temperada com um pouco mais de sal depois.
(2) Depois de pronto adicione o suco de 1/2 limão. Balance bem a panela de pressão para desfiar o frango (é igual mágica!!)
(3) Enquanto o frango cozinha, prepare a quinoa da seguinte forma: refogue 1 dente de alho triturado e 1/2 cebola picada finamente em 1 colher de sobremesa de manteiga Ghee.
(4) Adicione a quinoa e cubra com água, sempre o dobro (como se faz com arroz).
(5) Depois de cozidos e frios o frango e a quinoa, rasgue as folhas de rúcula em uma vasilha grande e cubra com 2 tomates maduros picados em cubos pequenos, 3 xícaras de chá do frango cozido desfiado, 2 xícaras de chá de quinoa, 1 xícara de chá de cramberries desidratados, 1 xícara de chá de castanhas do Pará picadas grosseiramente.
(6) Tempere com sal do Himalaia a seu gosto e pronto! Uma delícia!

Uma dica do Fabião: para variar de vez em quando, pique cubos bem pequenos mozzarella de búfala ou queijo de cabra e salpique por cima da salada. Fica uma delícia!!

Obrigado Chef Renata pela excelente e deliciosa receita e pelas dicas de preparo!!

Bom apetite!!
Um abraço do Fabião!!